quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Artigos

Nosso "Zeitgeist"


 É evidente que estamos acabando com o nosso planeta. Qualquer pessoa com um pouco de informação, sabe que os recursos da terra são finitos. O petróleo, por exemplo, demora milhões de anos para se formar; os minérios, bilhões de anos. Porém, nosso sistema econômico faz com que nosso sistema de produção, por sua vez, trabalhe como se estes recursos fossem ilimitados.

“Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente”     (Jiddu Krishnamurti)




Texto 1 – INDÚSTRIA

Qual seria o verdadeiro papel da Indústria nos dias atuais? – Produzir bens de consumo, combinando sustentabilidade, eficiência economia de recursos naturais para o bem estar humano? – É claro que não. O interesse da indústria é o lucro, independente de que forma ela irá obtê-lo. Se for consumindo os recursos naturais de forma desenfreada, utilizando a chamada absolência programada; pagando salários medíocres e expondo o trabalhador a jornadas e condições de trabalho desumanas. Isto não importa, o que importa é o lucro.
Este é um grande problema para a nossa sociedade hoje, pois este mecanismo industrial bloqueia o desenvolvimento humano, uma vez que toda inovação, por mais benéfica que seja para a sociedade, precisa ter a sua viabilidade econômica para existir.
Para se manter no mercado, as empresas precisam estar em constante desenvolvimento, de uma forma cada vez mais rápida, o que as levam a utilizar métodos desumanos e promover um ecocídio.
A indústria farmacêutica que testa medicamentos em pessoas pobres no continente Africano, como se a vida destas tivesse menos valor do que a vida de pessoas de países desenvolvidos; indústrias que despejam produtos tóxicos nos oceanos; empresas que automatizam seus meios de produção e demitem pessoas sem a menor preocupação, potências como o Walmart, que se instalam em cidades e acabam com pequenos comércios, são todos exemplos de ações abomináveis da indústria em busca do mesmo objetivo: LUCRO.
Estes são os mecanismos de auto-preservação da indústria que colocam o bem estar humano em segundo plano e o ganho monetário em primeiro. Por isso, a corrupção não é somente em subproduto de monetarismo, e sim, a fundamentação deste.


Texto 2 – POLÍTICA

Segundo Jacque F., a democracia não pode existir em um sistema monetário, pois os políticos são colocados no poder através de investimentos em suas campanhas. O que existe na verdade, é a ditadura da elite, dos financeiramente ricos.
Algumas pessoas imaginam que a solução seria colocar políticos honestos no poder, uma visão enganosa, pois os políticos não sabem o que faz o nosso mundo e a nossa sociedade funcionarem. De fato, não são os políticos que resolvem os nossos problemas, mesmo se eles fossem honestos, tudo o que podem fazer é criar leis, estabelecer orçamentos e declarar guerras.São os técnicos que resolvem os nossos problemas. São os técnicos que te dão eletricidade, veículos automotores, aviões, que aquecem a sua casa no inverno e refrigeram no verão. É a tecnologia que resolve os nossos problemas e não os políticos.


Texto 3 – TECNOLOGIA

Hoje, ao nosso redor, temos inúmeras evidências de que a tecnologia é o que realmente facilita a nossa vida. Imagine como seria sua vida sem telefone, avião, fogão, geladeira, computador e etc. A tecnologia é uma extensão das habilidades humanas que nos ajuda na resolução de problemas, além de facilitar nossas tarefas.
Podemos encontrar também a má aplicação da tecnologia, regida por interesses particulares e da irracionalidade humana, é o caso da bomba atômica e armas nucleares, da indústria massiva do entretenimento, através da mídia e jogos eletrônicos que controlam de certa forma a capacidade de reflexão e o conhecimento das pessoas,etc. O problema não é a tecnologia em si, mas sim como esta é utilizada.
Este sistema socioeconômico baseado no dinheiro também controla a aplicação da tecnologia, de modo que desenvolvimentos que poderiam melhorar muito o bem estar social e/ou preservar o meio ambiente são descartados devido a sua inviabilidade econômica ou por afetar a infraestrutura do sistema.
Não importa quanto custa o projeto, nós temos os recursos e tecnologia necessária para construir hospitais, escolas, laboratórios de pesquisas, casas, etc., para todos ao redor do mundo. Mas, estamos em um sistema monetário, onde existe o lucro.

Texto 4 – LUCRO

Além do interesse próprio, existe algo mais que dita as regras deste jogo? Divulga-se muito na mídia, palavras como Eficiência e Sustentabilidade, uma ideia de que as empresas precisam adotar métodos de produção sustentáveis e produzir produtos eficientes para serem competitivas. Mas a realidade é outra. Todos nós, percebemos que os produtos estão com uma vida útil cada vez menor. Isto é chamado de obsolescência programada e é percebia facilmente na área dos eletrônicos, mas se estende para todos os produtos. Isto que faz o sistema funcionar, gerando um consumo cada vez mais intenso e consequentemente maior desperdício de recursos.
Seria então a abundância este mecanismo? Não. De acordo com as leis da oferta e demanda, a abundância é um fator negativo para a economia. Se o seu produto existe em abundância, os preços caem. Por exemplo, se uma companhia de diamantes acha 10 vezes a quantidade de diamantes durante a mineração, então existirá uma oferta maior de diamantes, fazendo os preços caírem. Estas companhias chegam a queimar diamantes, para manter os preços elevados.
Então podemos perceber que Sustentabilidade, Eficiência e Abundância, são inimigos do lucro. O verdadeiro mecanismo que aumenta os lucros é a escassez. Isto significa que é impossível, em um sistema monetário, evitar a guerra e a pobreza, é impossível continuar avançando tecnologicamente e o pior de tudo, é impossível esperar que seres humanos se comportem de forma verdadeiramente ética e decente.

Texto 5 – NATUREZA HUMANA OU COMPORTAMENTO HUMANO?

Como os humanos podem se comportar de maneira ética e civilizada vivendo em um mundo onde escassez – que é o motivo de toda desigualdade social e paralisia da evolução da sociedade – é fundamental no sistema econômico vigente? E o que esperar de  pessoas que crescem em uma sociedade em que existe um distúrbio no sistema de valores, reduzidos a artificialidade baixa do materialismo e o consumo irracional? Estas são as causas dos atuais problemas em nossa sociedade, tais como: guerras, fome, violência, doenças mentais, elitismo, pobreza, etc.
Ainda existem pessoas que defendem a idéia de que a causa destes problemas é a natureza humana ser violento, ganancioso, egoísta, etc. Isto não passa do senso comum, mas as pessoas falam como se fossem experts no assunto. Não é da natureza humana, não é genético e não é instinto. Ninguém nasce violento, ganancioso e egoísta. Não existe natureza humana, existe comportamento humano, e ele sempre mudou no decorrer da história.
 O que o Movimento Zeitgeist quer fazer é eliminar as causas destes problemas, eliminar os processos que geram ambição, intolerância, preconceito, elitismo, eliminando a necessidade de prisões e assistência social.
É preciso o replanejamento de nossa cultura, de nossos valores, de acordo com a capacidade da Terra, não em alguma opinião desfundamentada humana, noções de políticos ou outras instituições falsas sobre o jeito de como o mundo deveria ser. É sobre isso que se trata o PROJETO VÊNUS. 







Um comentário:

Total de visualizações de página