quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sobre a Disciplina


Ementa da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFABC


Evolução biocultural do ser humano: técnicas e tecnologias como dimensões da humanidade; Metodologia, racionalidade e relativismo; Ciência, tecnologia e inovação como fato social; Indivíduo, Estado e sociedade; Política científica e tecnológica; Valores e ética na prática científica; Controvérsias científicas.

A disciplina Ciência, tecnologia e sociedade é uma das disciplinas obrigatórias que compõem o Eixo Humanidades do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e é também obrigatória para os alunos matriculados no Bacharelado em Ciências e Humanidades. Esta inserção destacada nos dois cursos tem um duplo intuito:

a) permitir que os alunos do BC&T, tenham contato com o objeto e o método de outra tradição científica que não a das ciências exatas, enriquecendo assim sua efetiva capacidade de compreensão e diálogo interdisciplinar;

b) propiciar aos alunos do BC&T e do BC&H um entendimento das injunções entre ciência, tecnologia e sociedade em suas múltiplas e recíprocas determinações, isto é, entendendo as formas e caminhos pelos quais C&T influenciam a moldagem de processos sociais e econômicos e, inversamente, como a própria prática da C&T é condicionada por processos histórico-sociais
que muitas vezes extrapolam os próprios limites do campo científico.

Objetivos

• Apresentar o campo de estudos dedicado à análise das relações entre Ciência, tecnologia e sociedade, com destaque para sua formação e evolução histórica, principais escolas teóricas e formas de abordagem, evolução dos temas privilegiados.

• Analisar as relações entre C&T e economia, por meio da compreensão dos determinantes tecnológicos e científicos das grandes etapas econômicas do desenvolvimento do capitalismo mundial e, inversamente, considerando também as exigências das sucessivas configurações econômicas para a produção de C&T.

• Abordar a dimensão político-institucional do campo da C&T no período contemporâneo, com especial atenção para os contornos da política científica, no Brasil ou em perspectiva comparada, a emergência e as diferenciações dos sistemas de inovação.

• Analisar temas contemporâneos que envolvem as interdependências entre ciência, tecnologia e sociedade procurando demonstrar a inseparabilidade das dimensões científica e social das controvérsias.


Conteúdo programático

Eixo 1 – Bases teóricas e Introdução ao campo de estudos Ciência, tecnologia e sociedade

Questão organizadora – O que é o campo de estudos Ciência, tecnologia e sociedade?

• A formação do campo de estudos CTS
• Evolução do campo de estudos CTS
• Principais abordagens e escolas teóricas
• Temas recentes

Eixo 2 – Ciência & tecnologia no desenvolvimento capitalista


Questão organizadora – Quais têm sido as influências recíprocas entre a economia e a produção de ciência e tecnologia através da história?

• O lugar da tecnologia na reprodução econômica das sociedades humanas
• Bases tecnológicas na emergência do capitalismo industrial
• Ciência e tecnologia no Pós-guerra
• Ciência e tecnologia na “era da informação”

Eixo 3 – As instituições e as políticas de Ciência e tecnologia

Questão organizadora – Quais são os principais contornos das instituições e políticas de Ciência e tecnologia no período contemporâneo?

• Inovação e sistemas de inovação

Eixo 4 – Controvérsias científicas no mundo contemporâneo

Questão organizadora – Como as controvérsias científicas do mundo contemporâneo permitem entrever os condicionantes sociais da produção científica e tecnológica?

• Análise de casos de relevo para o debate contemporâneo



Ciência, Tecnologia e Sociedade - BC0603 - Turma A

Profª Dra. Ana Maria Dietrich
site da disciplina: http://www.ctsanadiet.blogspot.com.br/

Bibliografia Básica:

BAZZO, Walter A.. Introdução aos Estudos CTS. São Paulo: Editora Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.
MOREL, Regina de M. Lucia. Ciência e Estado: a Política Científica no Brasil. São Paulo: Editora T. A. Queiroz, 1979.
PADRÓS, Henrique. Capitalismo, Prosperidade e Estado de bem-estar social.





Professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História pela USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática (UFABC) e colaboradora do Mestrado em História, linha História Cultural, da Universidade Severino Sombra (USS-RJ). É editora da revista Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural. Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON. Atua como colaboradora da Escola Livre de Literatura ligada a Prefeitura de Santo André. Coordena o Programa de Extensão / PROEXT/ MEC / 2011 - Memória dos Paladares. Coordena o Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. Coordena os projetos Batuclagem nas Escolas , Café com PP e Neblina sobre trilhos na UFABC. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Traumas de guerra, Direita e Extrema-direita, Nazismo e Antissemitismo, História e Contemporaneidade, Memória, Identidade e Narrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades.


Monitora




Mariane Zavatieri - Estudante do Bacharelado de Ciências e Humanidades da UFABC



Sobre a UFABC







Apresentação

No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº 11.145 e datada de 26 de julho de 2005. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto da Universidade ressalta a importância de uma formação integral, que inclui a visão histórica da nossa civilização e privilegia a capacidade de inserção social no sentido amplo. Além disso, o projeto tem como meta a criação de um ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento social, contribuindo para a busca de soluções para os problemas regionais e nacionais, a partir da cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa e instâncias do setor industrial e do poder executivo, legislativo e judiciário.


Panorama local


Até a chegada da UFABC em 2005/2006, as sete cidades de região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) apresentavam uma enorme demanda de vagas no ensino público superior. O ABC possuia mais de 2,5 milhões de habitantes e uma oferta de 45 mil vagas distribuídas em 30 Instituições de Ensino Superior, sendo a grande maioria privada. Dos cerca de 77 mil estudantes matriculados no ensino superior na Região, cerca de 65% estavam em instituições privadas, 20% em municipais e 15% na rede comunitária filantrópica. Com a exceção de uma porcentagem ínfima de instituições que desenvolviam atividades de pesquisa, todas as demais se dedicavam apenas ao ensino. No setor de tecnologia e engenharia poucas apresentavam investimentos em pesquisa aplicada.


Site da Instituição: http://www.ufabc.edu.br/


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